Ensinar é uma arte.
Outro dia estava a confabular com um amigo em Itaipava, ao som do vento e acompanhados de uma boa dose de seriedade.
Pois bem, entramos no assunto de trabalho, como iam as coisas, como as coisa deixavam de ir, tal e coisa.
Como sabem atuo no mercado de arte e joalheria e ao mesmo tempo sou professor universitário na UniverCidade na Escola de Turismo e Hotelaria.
Então meu amigo me perguntou o que eu mais gostava mesmo de fazer e não valeria dar como resposta, óbvia as duas coisas.
Entrei em um parafuso mental em ascendente seguido de um mergulho direto e reto em responder que, eu adorava dar aula.
O mercado de arte é uma paixão, uma necessidade tanto de vida quanto do ponto de vista do prazer, mas, dar aula é uma necessidade intelectual, uma vontade de achar pequenas coisas que venham a fazer a diferença na aula.
Tirar o aluno do dia-a-dia.
Leciono história da arte e história do Brasil, além de outras, mas estas duas me fazem refletir até que ponto eu como professor estou despertando no meu aluno a vontade de buscar mais e melhores informações a cerca de determinado assunto.
Sim acredito que a real função do professor, claro, além de ensinar, obviamente, é desenvolver no aluno a vontade de buscar maiores informações.
Não sei se consigo plenamente meu intuito mas que eu me esforço isso não restam dúvidas.
Fico abismado quando em reunião de professores nosso coordenador fala que colegas dão a mesma aula a mais de um semestre e que as provas vão se intercalando conforme os anos, isso me estarrece e me faz pensar que este colega já não tem mais o brilho do ensino no olhar e que talvez com tantos reveses que nós professores passamos, com tanta descredibilidade este professor esteja deixando morrer o fogo ou como brinco, o furor acadêmico.
Ensinar é uma arte e como tal precisa ser renovada a cada dia, ser movimentada e acima de tudo tem de dar prazer ao professor, se não, cairemos no dia-a-dia e desestimularemos os alunos, e isso é um tiro no pé.
segunda-feira, 4 de janeiro de 2010
Assinar:
Postar comentários (Atom)
É MESTRE,MOSTRANDO MINHA VISÃO DE ALUNO, DIGO QUE NÓS CONCERTEZA TEMOS AQUELA SENSAÇÃO DE QUANDO UM PROFESSOR DÁ AULAS POR AMOR OU APENAS PARA CONQUISTAR O SAGRADO PÃO DE CADA DIA.
ResponderExcluirNÓS CONSTATAMOS ISSO ATRAVES DA DEDICAÇÃO EM SALA DE AULA E PRINCIPALMENTE, A PREOCUPAÇÃO COMO O NOSSO FUTURO DENTRO DA UNIVERSIDADE. CLARO QUE NÃO SOMOS MAIS CRIANÇAS, MAS QUANDO NÓS ALUNOS VEMOS QUE O PROFESSOR QUER, DE FATO ENSINAR O DIRETRIZ CERTA AUTOMATICAMENTE A AULA TORNA-SE MAIS PARTICIPATIVA E INTERESSANTE.
PARABÉNS PELAS AULAS EM 2009
UM 2010 MESMO LONGE FELIZ E DE MUITO SUCESSO A VOCÊ, AMIGO